quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eu, uma dona de casa (quase) perfeita

Depois de ter sido convencida por uma gestora doméstica de alto gabarito que fazer um menu para a semana inteira é coisa para resultar em cheio, entre risinhos de gozo comigo própria por tentar ser uma Martha Stewart portuguesa e cantilenas tradicionais, pus-me a abrir armários, congelador e afins e a escrever uma lista com os pratos que iria confeccionar durante os vários dias da semana.
Por ter gozado aqui com as donas de casa perfeitas me penitencio, me chibato, me espanco. Esta merda resulta.
Em vez de perder metade do dia a decidir o que é que vou fazer para o jantar, sair para o supermercado com uma receita na cabeça e voltar com dezenas de compras inúteis, eis que tenho a coisa decidida com antecedência e sem ter que sair porcaria nenhuma, pois tudo foi pensado com os ingredientes que já repousavam cá em casa.
Também deu para equilibrar a coisa com peixe num dia, carne no outro, leguminosas, atum, enfim, cada dia uma variedade diferente.
Comovi-me com esta dica genial, a sério que sim.
A partir de agora tentarei fazer sempre um belo menu semanal que isto de ser imperfeita, planeando tudo à ultima hora e sofrendo com dúvidas, atrás de dúvidas afinal dava muito mais trabalho do que ser perfeita.
Já só me falta uma bata, uma chanata, uma rede na cabeça e qualquer dia até pão confecciono em casa.
Lá, lá, lá, lá, lá.

17 comentários:

Miguel disse...

Pois. Agora é ver quanto tempo isso dura ò Ana "Bites" C.!

Ana C. disse...

Miguel tu não me lixes que pensei exactamente o mesmo. E se perco este entusiasmo? Não, não posso, é que assim é mesmo mais fácil...

Disse disse...

Meu Deus.... E tricotar à mão? E um cursinho por correspondência de renda de bilros? Ou melhor... e que tal começar a fritar uns rissóis e umas chamuças para vender para fora? Cristo! Isso deve ser do calor ó Ana...

Anónimo disse...

Haha, eu faço isso, mas é porque moro na montanha e preciso de saber exactamente o que quero do supermercado na cidade ao lado! Não há outra solução: fazer o menú, fazer a lista consoante, e voilà. :-)

Ana C. disse...

Disse já viste a que ponto cheguei? Descobrir que um menú da semana resulta mesmo realizou-me. Daqui a fritar rissóis de camarão para fora é um passo muito curto. Estou oficialmente f#"%&$

Ana C. disse...

Jo Ann se eu vivesse na montanha tinha uma janela rasgada sobre os Alpes, em frente à qual me sentaria a escrever, tinha uma Maria como na música no coração para tomar conta das crias e tirava leite das tetas de uma vaca da Milka, roxa e branca. Tinha galinhas saudáveis que punham ovos de tamanho normal e porcos que engordava com tranquilidade. Agora fizeste-me sonhar...

Anónimo disse...

Já não tou nos Alpes, agora é Pirinéus. :-) Deixei o alemão para o catalão. :-D

Melissa disse...

Caguei-me a rir com o meu novo epitáfio.

Melissa disse...

Anacê, e não ligues à dissidência. O hábito de fazer menus dá pouquíssimo trabalho, não levas mais que meia hora por semana, e ganhas muuuuuito mais do que isso.

gralha disse...

Mais uma convertida :)
Espero que já tenhas começado a andar com o pano da louça no ombro direito. O ombro esquerdo já anda com a fralda de pano do António, claro.

c disse...

Tu não me digas que isso funciona mesmo que eu ainda acredito!! Eu ainda não consegui sair da fase do "jamais conseguirei fazer tal coisa, não me consigo organizar o suficiente". Tiro o meu chapéu para ti.

Precis Almana disse...

Olhem que até eu já me pus a olhar para o congelador a pensar cozinhar o que lá tenho, antes de me pôr a fazer mais compras!

Ana C. disse...

Melissa nem meia hora levei, fiz a coisa em 10 minutos que sou uma gaja de gostos simples. Vou esmifrar tudo o que tenho no congelador antes de fazer mais compras.

Ana C. disse...

gralha tu também és uma convertida, ou és infiel? Sempre gozei com isto e agora...

Ana C. disse...

c, é claro que ainda vou na primeira semana e nada me garante que continue tão empenhada daqui a duas semanitas, mas até ver, facilitou-me tanto, mas tanto a vida. E olha que eu não sou destas coisas. Tenta fazer durante uma semana com o que tiveres no frigorífico. Olha p'ra mim a dar dicas :)

Ana C. disse...

Precis o meu objectivo é varrer tudo o que tiver no congelador, antes de voltar a comprar comida. Aproveito e faço-lhe uma limpeza quando ele estiver vazio ;)

Melissa disse...

Digam lá se não é perfeito.
Poupa-se tempo, dinheiro, paciência.

E é mesmo ultra simples.